Luz Refletida

Tenho refletido um pouco sobre esta coisa que é o sentir-me bem ou mal com o comportamento dos outros.

Eu para me sentir bem preciso que fales comigo docemente, me dês a atenção que eu quero e quando eu quero, me proporciones aqueles momentos inesquecíveis planeados milimetricamente para que coincidam com o pôr do sol no momento em que o horizonte se enrubesce.

No entanto se no minuto seguinte algo que tu fazes me irrita, o caldo entorna-se e passas a ser o responsável por toda aquela emoção de autocomiseração que me assola.

Referi um tipo de relacionamento particular, mas a verdade é que usamos os outros para nos sentirmos bem ou para nos sentirmos mal. Uma das cores do meu arco-íris emocional manifesta-se e naquele momento dou-lhe um nome, é o João, é o Pai, a Mãe, a Amiga, a Irmã, o Mundo.

Tomar consciência de que o que outro é, que o que ele faz, nada tem a haver com a forma como eu me sinto, liberta-me.

E fico livre para quê, perguntam-se? Já experimentaram permitir-se sentir alegria, rir, num momento em que tudo corre mal, em que o fim do mundo parece manifestar-se perante os nossos olhos. Ou em oposição, sentir melancolia e tristeza perante um momento de celebração, de festa, de brincadeira infantil.

Eu acho que a nossa liberdade para ser expressa necessita de uma bela de uma dose de coragem e de uma colherada de não nos levarmos a sério.

Publicado por Joana Mourisco

Nasci no Porto em 1978 e a minha formação académica é de engenharia. Desde que me lembro que questiono quem sou e se realmente me conheço. E é desta forma que vivo os dias, à procura de me conhecer um pouco mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: