Sobre O Sono

No artigo anterior abordamos o tema da ansiedade e incluí algumas dicas & sugestões para reduzir este estado de inquietude interior.

Aí podes encontrar sugestões simples de respiração, meditação e uma fórmula prática da desconstrução de quadros mentais e emocionais.

Agora vamos falar um pouco sobre como nos podemos preparar para uma Boa Noite de Sono. Este é um dos momentos mais sagrados do nosso dia pois permitirá ao corpo restabelecer-se do dia que passou e preparar-se para o seguinte. Uma boa noite de sono vai ajuda a assimilar as aprendizagens do dia, a manter um estado de calma quando nos deparamos com situações a resolver durante o dia, aumentando a produtividade e a capacidade de concentração.

Aqui ficam algumas sugestões sobre como preparar o Quarto para uma Boa Noite de Sono:

  • Sugiro que evite ter uma televisão no quarto substituindo-a por um bom livro de cabeceira. Ler um pouco antes de dormir, é uma boa forma de colocar a leitura em dia e de reduzir o nível de estimulação que os audiovisuais nos provocam. Basta lembrarmo-nos de quantas vezes adormecemos com a televisão ligada ou de quantas vezes ficamos acordados até tarde para ver aquele episódio daquela série.
  • Não precisamos de levar o telemóvel para o quarto, isto porque durante o sono não necessitamos dele e se acordarmos durante a noite o nosso primeiro movimento é o de procurar o telemóvel o que nos irá despertar ainda mais. Como despertava pela manhã com o alarme do telemóvel, optei por comprar um relógio despertador que coloquei na mesa de cabeceira virado para a parede. Assim se acordar não sei que horas são e a luz do despertador não me irá incomodar durante o sono.
  • Manter o quarto bastante escuro e a porta encostada ou fechada é sempre importante. Isto vai evitar que a luz e os sons da sua casa e/ou do exterior o despertem durante a noite.
  • A utilização de Óleo Essencial de Alfazema (utilizo da Mimos de Arnóia) ou das flores de Alfazema ajudam-nos a relaxar. Foi realizado um estudo numa sala de espera de uma clínica dentária em que os pacientes expostos ao aroma de Alfazema (metade foram expostos e a outra metade não) se mantiveram num estado calmo enquanto aguardavam pela sua vez de consulta. Podemos assim aplicar este mesmo princípio no nosso quarto, com recurso por exemplo a vaporizadores/difusores de óleo. Se quisermos podemos utilizar um ambientador vazio e colocar algumas gotas de óleo essencial diluídas em água. Devemos ter em atenção que o Óleo essencial de Alfazema é tóxico se ingerido e se quisermos fazer uma aplicação tópica necessitamos de fazer um teste de sensibilidade com um pouco de óleo na pele. Um outro tipo de utilização são as almofadas para os olhos utilizadas no Yoga Nidra que contêm flores de Alfazema (utilizo da @maisumdiaperfeito ).
Um exemplo de almofadas utilizadas em Yoga Nidra

Mais algumas Dicas & Sugestões

  • Quando acordo durante a noite e não adormeço logo de seguida, por norma levanto-me um pouco para beber água ou aproveitar para ir à casa de banho. Isto para evitar sentir-me frustrada porque deveria estar a dormir e estou acordada. Por vezes aproveito para avançar um pouco mais com a leitura. Evitar o telemóvel e a televisão é sempre bastante importante neste momento.
  • Refeições ligeiras à noite ajudam a termos uma noite tranquila e bebermos apenas pouca quantidade de líquidos antes de nos deitarmos evitam que durante a noite acordemos para ir à casa de banho.
  • Criei uma playlist no youtube com músicas calmas que gosto bastante (assim fico atenta a ouvir) e que utilizo nos dias em que tenho mais dificuldade em adormecer. Acho que nunca ouvi toda a playlist 🙂 fico sempre pela segunda ou terceira música.

Nada disto penso que é novidade, mas quando se tornam numa rotina podem-nos ajudar a ter um bom descanso durante a noite.

Espero que de alguma forma te possam ser úteis! ❤