Sobre as Costas

Depois de um artigo com algumas Dicas e Sugestões sobre como minimizar a nossa Ansiedade e outro sobre como melhorar a qualidade do nosso Sono, achei que seria interessante dedicar um pouco de tempo às nossas Costas, isto porque se trata de uma das zonas onde acumulamos a maior parte do nosso stress e preocupações.

As dores de Costas ou de Coluna têm por norma uma origem musculoesquelética sendo originadas por má postura, tensão acumulada e cansaço ou falta de exercício regular, esforçando assim excessivamente os músculos que suportam e protegem a nossa coluna.

Quando estamos a passar por um episódio de dor o que podemos fazer?

  • Agendar uma sessão com o nosso Fisioterapeuta;
  • Marcar uma massagem no nosso centro de massagens terapêuticas preferido. No me caso o meu corpo reage muito bem a massagens Tailandesas (costumo a marcar na Thailanna Massagens Terapêuticas no Porto);
  • Uma sessão de Osteopatia é também uma boa opção. Se não conheceres nenhum Osteopata, aqui fica a minha sugestão, também no Porto, Alfredo Silva (Fisioterapeuta e Osteopata);
  • Para relaxamento muscular podemos usar uma botija de Arroz e Alfazema, que depois de aquecida colocamos junto da zona muscular inflamada. Os efeitos calmantes da alfazema também se fazem sentir (ler mais sobre Alfazema no artigo sobre o Sono). Caso não saibas onde encontrar, aqui fica uma sugestão @maisumdiaperfeito.
Um exemplo das botijas de arroz e alfazema

O que fazer para Prevenir?

  • Marcarmos a nossa massagem ou sessão de Osteopatia com regularidade, para assim ir minimizando qualquer tensão acumulada nas costas;
  • A prática regular de exercício ajuda a fortalecer os músculos que suportam e protegem a nossa coluna e em particular de Yoga, que permite alongar para além de fortalecer muscularmente.
    • Uma das sugestões que te queria deixar é a prática de um conjunto de Ásana (posturas) simples numa sequência denominada de Súrya Namaskára (Saudação ao Sol) a que podes dedicar 15 a 20min do teu dia. Incluí abaixo um pequeno vídeo onde podes aprender sobre esta sequência.

Sobre o Súrya Namaskára

O Súrya Namaskára faz parte do Yoga primitivo, praticado até aos dias de hoje por se tratar de uma sequência bastante completa. Consiste de uma rotina circular em que as posturas se alternam complementando-se, alongando, fortalecendo, massajando e tonificando os músculos, tendões e órgãos internos.

Segue as imagens para conheceres a sequência dos Ásanas ( aqui só fiz do lado direito, isto é, em que a primeira perna que avança é a direita) e um curto vídeo com o ciclo completo (lado direito e lado esquerdo) repetido duas vezes, para poderes acompanhar na tua prática.

Acompanha-me agora nesta prática !

  • Uma outra prática a que costumo a recorrer é a do Movimento dos 5 Elementos – Lu Jong ( podes encontrar mais informação sobre esta prática aqui ), que trabalha cuidadosamente a coluna. Não confundir esta prática com a dos 5 Ritos Tibetanos 🙂

Aqui fica um vídeo com esta prática para poderes acompanhar com a querida Alicia Beltran (ES).

Obrigada por teres estado aqui a acompanhares estas sugestões e espero que de alguma forma te possam ser úteis! ❤

%d bloggers like this: