Sobre a Ansiedade

A ansiedade é criada pela nossa mente, que quer controlar o futuro que não está a acontecer.

A nossa mente quer coisas e é insaciável, isto é, quando atinge um objetivo cria outro. Está sempre a saltar no momento presente entre cenários que não existem, mas que ela nos quer convencer que deveriam existir.

A ansiedade ocorre quando corremos atrás do que a mente nos dita, aquele emprego, aquele carro, aquele relacionamento, aquela segurança, aquela felicidade, …, isto é, de tudo aquilo que ainda não temos.

Parece um pouco complicado alterar a forma como a nossa mente controla a nossa vida, mas não desanimes 🙂 Existem algumas técnicas simples que podes utilizar.

  • Durante estados de ansiedade perdemos a noção do corpo, de estar presente para nós mesmos. Isto porque a mente está a projetar para o futuro e nós fomos a correr atrás. Assim podemos começar por trazer a nossa atenção para os nossos pés e aos poucos tornarmo-nos presentes para o nosso corpo. A atenção às experiências dos sentidos, também ajuda-nos a voltar ao corpo. Tocar em alguém ou em algo. Apreciar o horizonte, o cheiro ou o paladar. E estes dois últimos até o podemos fazer de olhos fechados. Existem também técnicas de meditação como o Mindfullness onde podemos experimentar o que é o voltar para o estado presente. Aqui fica um exemplo em Inglês, caso queiras experimentar.

Se quiseres aprofundar a prática da meditação mindfullness, existe uma larga oferta de cursos presenciais & online e app’s onde podes encontrar programas de meditação, como por exemplo o Insight Timer.

  • Depois de compreendermos a linguagem do nosso corpo quando ele comunica connosco através do estado emocional da Ansiedade podemos aproveitar a prática de Yoga para transformarmos a energia acumulada no corpo em fluidez e flexibilidade. Aqui fica a nossa proposta.

Nada como experimentar uma aula de Yoga para percebermos os efeitos que podem ter no nosso corpo físico, mental e emocional.

  • Esta é uma das minhas preferidas <3. Quando a minha mente me está a querer convencer de algo que me deixa ansiosa lembro-me que ela tem um pouco de louca e de doida por isso questiono: se está mesmo a acontecer o que ela me está a dizer? se é mesmo verdade? e será que é assim tão importante? se hoje fosse o meu último dia na Terra, será que estaria a dar importância àquela questão?

Se quiseres aprofundar um pouco mais sobre a Educação Emocional, e a forma como desconstruir o modo como vemos & reagimos ao que acontece, aqui fica a sugestão de um Curso Online com início a 10 de Outubro,

http://asombrahumana.blogspot.com/p/curso-online-de-educacao-emocional.html

❤ A Vida tem um plano, do qual fazes parte.

<span>%d</span> bloggers like this: